quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Manejo Ecológico do Solo com Plantas de Cobertura

COBERTURA DE SOLO DE INVERNO
ERVILHACA- As espécies de ervilhaca mais aclimatadas são: a comum e a peluda. A ervilhaca exige solo fértil, com PH entre 5,5 e 6,0. Incorpora no solo até 150Kg de nitrogênio/ha (=330 Kg de uréia). A  época  preferencial de semeadura é em maio. O plantio pode ser solteiro ou consorciado, a lanço ou em linhas (espaçamento de 15 até 30 cm nas entrelinhas). No plantio solteiro recomenda-se utilizar 70 Kg de sementes/ha e no consorciado de 30 Kg de sementes de aveia/ha e 60 Kg de sementes de ervilhaca/ha. O acamamento deverá ser na 3ª floração.

ERVILHA FORRAGEIRA- A ervilha forrageira é uma planta recicladora de nitrogênio no solo e suas sementes são aproveitadas na alimentação dos animais. Exige solo fértil, principalmente em fósforo, e PH entre 5,5 e 6,5. Incorpora so solo até 150 Kg de nitrogênio/ha/ano (=330 Kg de uréia). A época preferencial de semeadura é em maio para fins de cobertura do solo e de junho a julho para a produção de grãos. O plantio pode ser solteiro ou consorciado, a lanço ou em linhas (15 a 40 cm nas entrelinhas). No plantio solteiro recomenda-se usar 180 Kg de sementes de aveia/ha e 100 Kg de sementes de ervilha forrageira/ha.

TREMOÇO- As espécies de tremoço mais encontradas são: o branco, o azul e o amarelo. O tremoço tem grande capacidade de reciclar nutrientes, principalmente o fósforo e pode fixar no solo até 150 Kg de nitrogênio/ha (=330 Kg de uréia). A época preferencial de semeadura é de abril até a primeira quinzena de maio. O plantio pode ser a lanço ou em linhas (20 a 35 cm nas entrelinhas) com 80 a 90 Kg de sementes/ha. 

NABO FORRAGEIRO-  O nabo forrageiro é uma planta com elevada capacidade de reciclagem dos nutrientes, principalmente, o nitrogênio e o fósforo. Desenvolve- se bem em solos ácidos. Após acamado (rolado), seus resíduos decompõe-se rapidamente, deixando o solo descoberto. Por esse motivo, recomenda-se realizar o cultivo consorciado com aveia. A época preferencial de semeadura é em maio. O plantio pode ser solteiro ou consorciado, a lanço ou em linhas (15 a 20 cm nas entrelinhas) com 15 a 20 Kg de sementes/ha. O acamamento (rolagem) deverá ser com 30% dos frutos formados, para não ocorrer o rebrote. 

AVEIA- As principais espécies de aveia são a branca, a preta e amarela. Produzem grande quantidade de massa de resíduos culturais e são eficazes na reciclagem de nutrientes, na recuperação na estrutura do solo e no controle da erosão. A época de semeadura poderá ser de março a junho, sendo preferencial em maio, em linhas (com espaçamento de 15 a 20 cm nas entrelinhas) ou a lanço, utilizando-se 90 a 100Kg de sementes/ha. O período de acamamento é quando as sementes estiverem em estágio de grão leitoso.

TREVO- Os principais tipos de trevo são: vesiculoso, vermelho e o branco. Cultiva-se em consórcio com aveia, azevém e cornichão, para fins de pastejo. O trevo exige solo fértil e PH elevado. É utilizado para pastoreio dos animais, cobertura do solo e fonte de N para as culturas. Pode fixar no solo até 250 Kg de N/Ha (=130 a 500 Kg de uréia). A época preferencial de semeadura é de março a junho, podendo ser a lanço ou em linhas com 2 a 10 Kg de sementes/Ha.

JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CREA: 86153
FONE: 55-9902-4347  (VIVO)
            55-8123-1872  (TIM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário