sábado, 21 de julho de 2012

Capim Elefante

Capim Elefante- É uma gramínea perene de verão, de porte ereto de 1,5m (variedades anãs mott e roxo) a mais de 5,0m, folhas largas e compridas. É também conhecido como NAPIER em homenagem ao seu grande divulgador. Difundiu-se rapidamente devido ao seu elevado potencial de produção de forragem e bom valor nutritivo, podendo atingir anualmente, até 300t de biomassa verde/ha.
                          Existem no Brasil cerca de 80 cultivares de capim elefante em cinco grupos. A) Grupo  cameroon, B) Grupo Napier, C) Grupo Merkem, D) Grupon Anão, desenvolvidas para pastejo, porte baixo, E) Grupos Híbridos, cultivares resultantes do cruzamento entre capim elefante e milheto.
                          É bastante exigente em fertilidade do solo, suporta bem a seca e queimadas acidentais, porem não apresenta tolerância ou resistência a geadas e solos encharcados.
                           Solos bem preparados, arados e gradeados, corrigindo-se a acidez e alumínio tóxico. Exigente em fertilidade do solo e matéria orgânica. O plantio é realizado em meados da primavera em sulcos espaçados 0,8 a 1,2m a 0,8 entre mudas ou em covas.
                           Os cortes são realizados, geralmente, com intervalos de 60 a 100 dias, para rendimentos máximos teores de proteína bruta de 10 a 15% são obtidos com intervalos de corte de 20 a 40 dias.

JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CREA: 86153
55-8123-1872   TIM
55-9902-4347    VIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário