domingo, 15 de julho de 2012

QUICUIO

QUICUIO-  É uma gramínea perene de verão, estolonífera e rizomatosa, originária de regiões com solos férteis. Os colmos são curtos, que originan-se de estolões longos e prostrados, formando uma estrutura aérea complexa. As raízes originan-se de nós. As láminas foliares são leneares de 1 a 15cm de comprimento.
                    O quicuio é usado para pastagem, gramados para parques recreativos e esportivos, e para cobertura de solo no controle de erosão. Têm boa tolerância ao frio e bem adaptada a áreas úmidas. O crescimento do quicuio entre 5 a 25ºC é semelhante ao da festuca.
                    A capacidade de supporte do QUICUIO varia de 2,2 a 3,6 novilhos/ha, com ganhos de peso vivo por animal de 0,5 a 0,6kg/dia de 400 a 750kg/ha, em pastagem não fertilizadas e fertilizadas anualmente com 200kg/ha de N, respectivamente.
                    Estabelecimento- É adaptado a solos drenados e de mediana fertilidade, mas pode tolerar PH de 4,5, elevada concentração de alumínio tóxico, desde que a disponibilidade de cálciio e fósforo seja adequada. Pode ser estabelecida vegetativamente através de uma muda por m2, cobertas levemente, ou por sementes a taxa de 5kg/ha, cobertas por 1 a 2cm de solo. O tempo normal de germinação é de 2 a 3 semanas. Não existe produção comercial no Brasil. Têm boa digestibilidade se usado até quatro semanas de rebrote, pois decresce rapidamente a digestibilidade de quatro a oito semanas. A média de proteína bruta (PB) foi de 18,1%, digestibilidade de 64,7%. Embora o quicuio seja tolerante ao método de pastejo com lotação contínua, o desempenho é superior com lotação rotacionado, com duas até tres semanas de descanso.
                  Pastagem de quicuio- Rennisetum Clandestinum.
 JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO AGRÍCOLA
CREA: 86153
55-9902-4347
55-8123-1872

Nenhum comentário:

Postar um comentário