domingo, 29 de julho de 2012

PENSACOLA

Pensacola- É a gramínea mais adaptada às condições de clima e de solo do rio Grande do Sul, elevada resistência ao pisoteio, a queimadas, a secas e a geadas. Pode apresentar altura de 0,5m ou mais. A inflorescência possui dois racemos solitários em forma de FORQUILHA na ponta. Muitas vezes confundida com a grma forquilha comum, é a gramínea mais cultivada na região sul e em outros estados. Planta rústica, com exelentes características forrageiras, estabelece-se com facilidade por meio de sementes, que oferece ótimo poder germinativo. A época indicada para semeadura é de fins de agosto em diante, porque a semente possui uma cutícula impermeável, é de germinação mais demorada do qua a maioria das outras gramíneas, o desenvolvimento é mais lento porem aos poucos vai tomando conta do solo, formando no fim do primeiro ano uma patagem muito densa. A pastagem permite a utilização durante 270 a 280 dias/ano. A pensacola pode ser consorciada com gramíneas anuais (aveia preta + azevém), bem como com leguminosas como (cornichão, trevo branco e vermelho). Associada aos trevos , em especial ao branco e ao subterrâneo, a pastagem de pensacola não só melhora o valor protéico, como responde bem que o N(nitrogênio) que essas leguminosas incorporam no sistema. É aconselhável a introdução dos referidos trevos nos meses de outono, inoculados e peletizados.
               Pensacola é uma gramínea perene de verão e, como tal, a fase de maior crescimento ocorre durante a primavera e o verão, enquanto durante o outono e inverno apresenta pouca ou nenhuma produção de forragem. A pensacola desenvolve-se em vários típos de solos, especialmente nos de textura médios e fracos, incluíndo os úmidos, desde que bem drenados. É notável a resistência ao frio, a geadas e a secas, permite que a pastagem dessa extraordinária forrageira seja usado por muitos anos.
               Pode ser semeada de abril a junho, associada a espécies de estação fria(trigo ou aveia preta + ervilhaca) diminuindo custos e tempo de estabelecimento, cobrindo toda a área no fim do verão. Também pode ser estabelecida de saetembro a outubro, pode ser feito com pantio direto, pode ser usado de 20 a 25 kg/ha de sementes, para semeadura em cultivo solteiro e de 15 a 20kg/ha, quando consorciado. O peso de 1000 sementes é de aproximadamente 1,5g. Para o estabelecimento da pastagem  recomenda-se usar, por ha, 20kg de pensacola e 3kg de trevo branco ou 6kg de trevo subterrâneo.
               A pensacola é muito resistente ao pisoteio, admitindo pesadas cargas animais, com razoável ganhos de peso por animal por hectare, seja qual for  o sistema de pastejo. o valor nutritivo é elevado, tanto que chega a permitir, lotações de 3 novilhos por hectare, ganhos diários de 0,3 a 0,7 kg/novilho, a altura de pastejo é quando ela está em torno de 20 a 30cm, saída em torno de 7 a 10cm. Na estação quente o intervalo de pastejo ocorrem de 3 a 5 semanas, o teor de proteína bruta é de 7 a 12%, produz anualmente de 4 a 8 t MS/ha. Associa-se bem com leguminosas perenes de verão como o desmódio ou pega-pega ou trevos.

JOÃO LUIS BIDINOTTO
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CREA: 86 153
55-9902-4347      VIVO
55-8123-1872       TIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário